quinta-feira, 18 de novembro de 2010


 

Ações que ajudam a contribuir com o meio ambiente

Para reverter os efeitos do aquecimento global, seria preciso reduzir a quantidade de carbono e de outros gases químicos lançados no planeta. Mas isso não depende apenas das indústrias. A população deve ajudar com pequenas atitudes que fazem toda a diferença, com a conscientização de que cada um é responsável por fazer algo em prol da natureza. Saiba como:

- Economizando energia elétrica: não guarde alimentos quentes na geladeira, use lavagem a frio na máquina de lavar, troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
- Não use com frequência saquinhos plásticos, e se possível reutilize mais de uma vez, como por exemplo, para lixos domésticos;
- Use sempre materiais de limpeza biodegradáveis;
- Ao comprar produtos de madeira, verifique a origem e exija o selo FSC; o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes.
- Peça e ofereça carona, você contribui na diminuição da poluição nos ônibus e carros da cidade.
- Ande de bicicleta.


Principais vilões na emissão de gases

Especialistas e estudiosos tentam alertar a população há tempos sobre o grande vilão da sociedade contemporânea, o aquecimento global. Só no primeiro semestre deste ano, o número de desastres naturais foi maior desde 2003, chegando a 1028 casos.

A população de baixa renda é a mais atingida e sofre com a perda de amigos e parentes nos escombros deixados pelas chuvas. Famílias encontram suas casas destruídas, móveis e eletrodomésticos são perdidos. Isso foi o que aconteceu em Alagoas, Pernambuco, Angra dos Reis e Niterói, algumas das cidades marcadas pelos sintomas do aquecimento global, apenas neste ano.

Na última semana uma forte chuva de granizo atingiu a zona sul de São Paulo e assustou os moradores da região. O tamanho das pedras assustou, fazendo lembrar o que aconteceu na cidade de Guarulhos, onde um temporal com pedras de gelo deixou em pânico os moradores, que acordaram em meio ao caos, com carros e casas danificados.

Com o aumento da temperatura média do planeta, diversos efeitos climáticos naturais estão sendo intensificados, e por isso o aumento de ocorrências de furacões, chuvas fortes e o aumento do nível do mar, como as chamadas “ressacas” nas praias do Brasil.

O último relatório divulgado em 2007 pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), mostrou que há 90% de certeza científica de que o aquecimento global é causado pelas ações humanas.  Por causa dele, processos que levariam mais de 300 anos para acontecer estão ocorrendo em velocidade muito maior.

Os gases responsáveis pelo efeito estufa são como uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedem que a radiação solar refletida pela superfície em forma de calor, retorne ao espaço e cabe a ele a responsabilidade maior pelo aumento da temperatura global.

Hoje a China é considerada o país que mais emite gases poluentes no planeta. Mas a produção industrial do mundo inteiro é responsável, junto com as emissões de gases naturais, como um adicional na emissão de gases de efeito estufa. Liberação exagerada de dióxido de carbono, metano, óxido de azoto e os CFCs são como uma bomba no meio ambiente.


Enviado por Fernanda Lima

8 comentários:

  1. Essa questão do Meio Ambiente ja é bem conhecida por todos nós. Entra ano e sai, e continuamos com os mesmos problemas.
    As empresas tem uma grande porcentagem sim sobre esse problema, mais não podemos tirar a nossa culpa. A cada dia fazemos coisas erradas para piorar essa questão, basta cada um colocar a mão na consiência, e saber como ajudar para o problema acabar.


    ' Gemima 3°C

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É facíl fala sobre meio ambiente mas
    é dificil resolve,se todos nós fizermos
    nossa parte vamos diminui esse poblema,
    ou ate acaba com ele.

    rodolfo faria 3°C

    ResponderExcluir
  4. Fala-se muito em acabar com a poluição, o aquecimento global e etc...
    Mas ninguém faz absolutamente nada a respeito disso...
    Se fizéssemos nossa parte, talvez fosse possível amenizar essa situação.

    Jéssica Matos 3°C

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acabando com o consumismo desnecessário, reciclando, reaproveitando. fechar as torneiras e plantar árvores, talvez cosigamos acabar com os problemas ambientais.

    Deiziely Zucon 3°C

    ResponderExcluir
  7. os paises mais industrializados sao os que mais poluem; e os que mais sofrem com o aquecimento global sao os paises mais pobres sem condiçoes para resolver a deficiencia q esse desastre natural causa no mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Como dito nos comentarios acima,Tambem acho que a culpa de todo esses desastres ambientais é ocorrido pelo desinteresse nosso e de varias empresas.
    devemos no minimo se preocupar mais com os pequenos jestos, como jogar papel de balas na rua, deixar a torneira aberta etc..

    E vai ai alguns conselhos que estão ao alcance de todos nós para a melhor preservaçao do nosso meio ambiente.

    -Se você possui um jardim ou quintal, dê preferência ao cultivo de árvores frutíferas. Além de contribuir com a limpeza do ar, elas constituem uma saudável fonte de alimento, bem como são plantas de fácil manutenção, pois dispensam a irrigação diária durante a fase adulta e não precisam ser podadas com frequência.

    -Vem chegando o verão... Se você quiser investir em um ar-condicionado novo, busque por um equipamento adequado ao ambiente. Evite usar um aparelho com muita potência em um lugar pequeno, pois isso gasta energia desnecessariamente. Manter os filtros limpos também facilita a circulação do ar, além de poupar energia.

    -separar o lixo, papelão, plastico ,latinhas de aluminio, vidros tudo tem o seu destino, oleo usado juntar-mos para faser detergente liquido, é só começar, tente você tambem ajude o seu planeta.


    ALBERT LINCOLN 3°C

    ResponderExcluir