quinta-feira, 18 de novembro de 2010


 

Ações que ajudam a contribuir com o meio ambiente

Para reverter os efeitos do aquecimento global, seria preciso reduzir a quantidade de carbono e de outros gases químicos lançados no planeta. Mas isso não depende apenas das indústrias. A população deve ajudar com pequenas atitudes que fazem toda a diferença, com a conscientização de que cada um é responsável por fazer algo em prol da natureza. Saiba como:

- Economizando energia elétrica: não guarde alimentos quentes na geladeira, use lavagem a frio na máquina de lavar, troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
- Não use com frequência saquinhos plásticos, e se possível reutilize mais de uma vez, como por exemplo, para lixos domésticos;
- Use sempre materiais de limpeza biodegradáveis;
- Ao comprar produtos de madeira, verifique a origem e exija o selo FSC; o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes.
- Peça e ofereça carona, você contribui na diminuição da poluição nos ônibus e carros da cidade.
- Ande de bicicleta.


Principais vilões na emissão de gases

Especialistas e estudiosos tentam alertar a população há tempos sobre o grande vilão da sociedade contemporânea, o aquecimento global. Só no primeiro semestre deste ano, o número de desastres naturais foi maior desde 2003, chegando a 1028 casos.

A população de baixa renda é a mais atingida e sofre com a perda de amigos e parentes nos escombros deixados pelas chuvas. Famílias encontram suas casas destruídas, móveis e eletrodomésticos são perdidos. Isso foi o que aconteceu em Alagoas, Pernambuco, Angra dos Reis e Niterói, algumas das cidades marcadas pelos sintomas do aquecimento global, apenas neste ano.

Na última semana uma forte chuva de granizo atingiu a zona sul de São Paulo e assustou os moradores da região. O tamanho das pedras assustou, fazendo lembrar o que aconteceu na cidade de Guarulhos, onde um temporal com pedras de gelo deixou em pânico os moradores, que acordaram em meio ao caos, com carros e casas danificados.

Com o aumento da temperatura média do planeta, diversos efeitos climáticos naturais estão sendo intensificados, e por isso o aumento de ocorrências de furacões, chuvas fortes e o aumento do nível do mar, como as chamadas “ressacas” nas praias do Brasil.

O último relatório divulgado em 2007 pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), mostrou que há 90% de certeza científica de que o aquecimento global é causado pelas ações humanas.  Por causa dele, processos que levariam mais de 300 anos para acontecer estão ocorrendo em velocidade muito maior.

Os gases responsáveis pelo efeito estufa são como uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedem que a radiação solar refletida pela superfície em forma de calor, retorne ao espaço e cabe a ele a responsabilidade maior pelo aumento da temperatura global.

Hoje a China é considerada o país que mais emite gases poluentes no planeta. Mas a produção industrial do mundo inteiro é responsável, junto com as emissões de gases naturais, como um adicional na emissão de gases de efeito estufa. Liberação exagerada de dióxido de carbono, metano, óxido de azoto e os CFCs são como uma bomba no meio ambiente.


Enviado por Fernanda Lima

Como escolher sua profissão




Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir; contudo, esta não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para  o vestibular.
O fato é que mesmo os que já “sabem” o que anseiam profissionalmente muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após de formado e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira, não raramente, totalmente diferente da carreira anterior.
São arquitetos que pretendem ser músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e até cirurgiões que largam o bisturi para se tornarem administradores.
Mas então o que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal.
Alguns pontos:

·       Carreira e Vocação

É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem lhe ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.

·       Sonho x Realidade

A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo?  Ganhar bem?
Quem não sabe pra onde quer ir não chega a luar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

·       Mercado Saturado
É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego. Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguintes pontos relativos há uma carreira saturada:
1- Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
2- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
3- O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
4- Muitas vezes é necessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.
·       Profissão em Alta

Muito se fala sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecomunicações, por exemplo, são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, uma profissão estar em ascensão no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho.
Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas a informática o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.
·       Vendo Além

Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além do horizonte. Enquanto a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e a possibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de tomar a decisão e que na grande maioria das vezes são esquecidos.
1 – O Mercado para a carreira que você pretende seguir está saturado no Brasil, mas pode estar em alta em outros países. Enquanto há muitas enfermeiras se formando no Brasil, países como os EUA e Canadá estão com um mercado crente de profissionais desta área. Se você estiver disposto a se especializar na língua e a se dedicar um pouco mais pode conseguir um bom emprego em outro país.
Procure saber o que é necessário para exercer a profissão que você pretende seguir em outros países.
2 – Algumas profissões estão sempre se modificado, o engenheiro de hoje sem dúvida não é mais o mesmo engenheiro que entrava no mercado há 10 anos. Procure saber  os caminhos que a profissão que você pretende seguir está tomando e veja o que é necessário para ser bem sucedido nela.
Tenha sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é ser feliz fazendo aquilo que se gosta, contudo, a trabalho não é lazer e mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago pra isso para que através do seu trabalho você possa futuramente suprir as necessidades básicas e possivelmente de sua família.

Enviado por Fernanda Lima

Farmácia



Habilitação: Farmacêutico
Duração do Curso: 4 anos
Salário Médio: R$ 2.500,00 a R$ 3.600,00
Área: Bioquímica

Farmácia é a ciência praticada por profissionais formados em uma universidade de farmácia (farmacêuticos), tem como objeto o medicamento e seus usuários, executando a pesquisa, desenvolvimento e produção de novos recursos de tratamento, utilizando como fonte plantas, animais, minerais e sua sabedoria no estudo da transformação de moléculas, manipulação, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade e orientação ao paciente buscando a atenção e assistência farmacêutica adequada.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cultura Brasileira


A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. É notório que, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, possui características de raiz lusitana. Essa herança cultural lusa é um dos fatores que compõe a unidade do Brasil: são diferentes etnias, porém, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país imenso como o Brasil.
Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa.

Enviado por Kimberlle Oliveira

Afinal, o que é política?

O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou a Cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.
Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã, política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na pólis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidas pelos gregos".
Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.
Ainda existem algumas divergências sobre o tema, para alguns, política é a ciência do poder e para outros é a Ciência do Estado.

Enviado por Kimberlle Oliveira

A Carreira em Psicologia

Psicologia

Habilitação:
Psicólogo
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Observação e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 2431,00
Psicologia é a ciência que procura identificar e desvendar padrões e comportamentos humanos através da observação, interpretação e também da interação direta com as pessoas. O principal objetivo da psicologia é compreender melhor, analizar e tratar os indivíduos para que problemas relacionados a formação da sua personalidade e da sua mente sejam solucionados, as pessoas assim podendo viver melhor.
Para atingir este objetivo o psicólogo emprega os seus conhecimentos teóricos e práticos sobre a mente humana examinando e interpretando as histórias pessoais de seus pacientes, levando em conta tanto fatores internos tais como tendências de personalidade, quanto fatores externos tais como influências positivas e negativas que esta pessoa recebeu por parte de outras pessoas durante a sua vida.

Enviado por Maria Dalva

Feira de cursos

Engenharia Civil
Hercules dos Santos Moura                                                                 
Fagner
Thais Borges

Historia
Aline Coutinho
Jonatan Chinader Pinto
Hugo de Oliveira                                                                                

Arquitetura
Pamela Litig Castiglioni                                                                       
Amanda Moreira
Manuela Krugel

Educação Física
Erica Marchorie                                                                                  
Melissa Nicolini                                                                                  
Kelly Gabriele Dutra 
Tiago Augusto
Carlos Eduardo  
Julieferson  
David                                                                                                                                                                                              

Oceanografia
Vanessa Canali                                                                                  

Orientação  vocacional
Luiz Wellington
Fernando Scaqueti  
Wallace Rodrigues
Thayane Aguiar  
Meyriane Berger     
Jean     
Katiane
Rayane Camara   
Vanessa Almeida                                                                                                                                                                                                                                                                                             
Tec. em Informática
Manuela Rosa Assis                                                                           
Natiele Chagas                                                                                 

Nutrição                                                                              
Taiz Karla Brunetti Moreira    
Manuela      
Karla de Souza                                                     


Administração
Brunelly Goronci
Mariellen De Jesus
Luan Carlos
Gabriel de Souza                                                                               
Mayra
Caio Dias  

Comunicação
Hegli Loterio                                                                                     

Engenharia Elétrica
Luan Dias Miranda                                                              

Engenharia Mecânica
Edson Alves dos Santos Junior
Igor Mendes      
Igor Alves Silva  
MarcosKeitze 
Geiziel Vieira
Albert Lincoln
Luan Lourenco
Gustavo Henrique                                                                                

Mecânica Industrial
Juliano Inhanque                                                                             

Desenho Industrial
Ana Paula Borges de Lima                                                                  
Debora Goncalves Louzada                                                                 
Fernanda Pereira                                                                       
Joaquim Fernandes Justino
Rodolfo Faria

Ciências Biológicas
Joao Augusto Fernandes Justino  
Rayriane  
Sabrina        
Kimberlle                                                                             

Musica
Abraao Pimentel

Geografia
Andressa da Silva                                                                                            




Direito
Paula
Raissa
Gessica
Ariane Correia
Vinicius

Psicologia
Thiago
Ana Paula
Deusiane Amaral
Tatiana
Thays
Roberta
Maria Dalva
Bruna

Fisioterapia
Gabriela

Ortopedia
Danilo
              
Gastronomia
Dayane Amorim

Ciencia da Comunicacao
Lucas O.

Pedagogia
Diego Goncalves
Jessica Ferreira    
Nivea Goncalves

Engenharia Geologica
Erica Silvestre
Amanda

Letras
Jessica Dunga
Kamila

Tec. Meio Ambiente
Jessica Koroline
Erica
Sara
Luan L.
Rodolfo F.
Luan C.
Gustavo

Engenharia de Petroleo e Gas
Gessica Matos      

Jornalismo
Deisiele Pereira
              
Tec. Mecanica
Rodolfo Faria

Farmacia
Fernanda Lina Peres
Wesley Silva

Engenharia Quimica
Priscila Franzin